Se houvesse um manual do treinamento básico para músicos de orquestra, poderiam ser incluídas instruções para não somente praticar a música, mas também comportamento e relacionamento.
As regras abaixo são como um guia para o desenvolvimento de hábitos que irritem o maestro. (As variações e os métodos adicionais dependem da imaginação e da habilidade do músico)
Nunca fique satisfeito com a afinação. Quando o maestro chama a atenção de todos e se faz silêncio, aproveite para afinar corretamente a nota desejada.
Quando armar a estante, certifique-se que esteja alto suficiente e no meio do caminho para que alguém, com certeza, esbarre nela e derruba as partes no chão.
Queixe-se sobre a temperatura da sala de ensaio, da luz, do espaço reduzido, ou que a parte está ilegível. É melhor fazer isto quando o maestro está sob pressão.
Nunca tenha a surdina apropriada, um jogo extra de cordas, ou palhetas extras. Os percussionistas nunca devem ter todo o seu equipamento.
Dedilhe as cordas como se você estivesse afinando a todo momento, especialmente quando o maestro está dando instruções. Metais: usar surdina para testar uma passagem mais difícil. Percussionistas tem uma grande variedade de artefatos barulhentos, mas os pratos são, inquestionavelmente, os melhores porque rolam ao redor por diversos segundos.
Tirar a água das chaves durante pausas (a trompa, o oboe e os clarinetistas são treinados para fazer isto desde o nascimento).
Algum tempo depois que uma passagem foi tocada, pergunte ao maestro se seu Dó# estava afinado. Isto é especialmente eficaz se você não tiver nenhum Dó# ou não estava tocando naquele momento. (Se o maestro atender o seu pedido, finja corrigir uma nota em sua parte.)
Em momentos dramáticos na música (quando o maestro se emociona) esqueça de tocar de modo que os climaxes soem vazios e decepcionantes.
Espere até o fim do ensaio para dizer para o maestro que você não tem a música.
Olhe para o seu relógio freqüentemente. Agite-o ocasionalmente.
Diga ao maestro, "- Eu não consigo pegar o tempo."
Os maestros são sensíveis sobre sua "técnica de regência", dessa maneira desafie-a freqüentemente.
Se o maestro estiver ouvindo uma gravação de Bernstein, diga que todos poderiam aprender uma coisa ou duas com ela. Também comente sobre a peça "- É a primeira vez que você regeu esta parte?"
Se sua articulação está diferente do outros que tocam a mesma frase, não se preocupe. Pergunte ao maestro qual é o correto alguns minutos antes do concerto.
Encontre uma desculpa para sair do ensaio aproximadamente 15 minutos antes da hora de modo que os outros fiquem agitados e comecem a conversar e a remexer-se.
Durante o aplauso, dê um sorriso fraco que não demonstra nenhuma emoção. Melhore ainda mais: mantenha, imperturbável, o instrumento afastado.
Faça o maestro sentir que está fazendo algo realmente importante.
Este é o momento dos músicos lembrarem seus maestros dos fatos da vida. Afinal de contas, quem os maestros pensam que são?
2 comentários:
NInguém teve a coragem de comentar o quanto este manual é verdadeiro!! E que ninguém precisa dele pois o sabem decor...
nossa, quanta mágoa neste coração...
Não é verdade!!
A maioria sabe apenas alguns artigos...
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